O Fonoaudiólogo
É da competência do Fonoaudiólogo e de profissionais habilitados na forma da legislação específica:
- Desenvolver trabalho de prevenção no que se refere à área da comunicação escrita e oral, voz e audição;
- Participar de equipes de diagnóstico, realizando a avaliação da comunicação oral e escrita, voz e audição;
- Realizar terapia fonoaudiológica dos problemas de comunicação oral e escrita, voz e audição.
– Fonte: Crefono, Lei 6.965/81 (de 09 de dezembro de 1981), artigo 4º
A Audiometria
A Audiometria é o principal teste a ser realizado, considerado padrão ouro da avaliação da audição, uma vez que por meio deste teste é possível definir a presença da deficiência auditiva e caracterizá-la quanto ao tipo, grau e configuração audiométrica.
Ela é fundamental para o processo de diagnóstico audiológico e determina os limiares auditivos comparando esses valores com os padrões de normalidade, usando como referência o tom puro. A audiometria tonal liminar determina a frequência (Hz) e a intensidade (dB) com que os sons podem ser detectados na faixa de 20 a 20.000 Hz.
Fonte: Tratado de Audiologia, ABA, 2ª edição, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan.
O Audiograma
Audiograma é um gráfico que mostra a percepção do ouvido a sons variados. Ele é o resultado da audiometria que é realizada por um fonoaudiólogo capacitado que encontrará o limiar audiométrico do paciente.
O audiograma apresenta um eixo com frequência e outro com intensidade: na vertical encontram-se as intensidades (medida em decibel) e na horizontal as frequências (medidas em Hz).
Para que se possa determinar os limiares auditivos dos indivíduos e determinar a existência de algum comprometimento auditivo é fundamental que esta avaliação seja realizada em ambiente, silencioso e com audiômetro calibrado de acordo com padrões internacionais.
Preparando-se para uma consulta
Um a cada dois adultos na faixa dos 50 anos passam por isso. Esta informação é uma surpresa para a maioria das pessoas que vivem com perda auditiva por anos, guardando-a para si mesmos.
Ter perda auditiva não significa que você perdeu sua audição, e isso não vai evitar que você aproveite a vida. A perda auditiva é muitas vezes inevitável e parte natural da vida. E só será um problema se você não fizer nada em relação a isso.
Os aparelhos auditivos de hoje não possuem nenhuma semelhança com os de antigamente. Eles são pequenos, discretos e personalizados.
Primeiros passos
- Consulte seu Otorrinolaringologista;
- Consulte a unidade iVOOX (Telex ou Philips) mais próxima;
- Se possível peça para alguém acompanhar você na sua 1º visita.
A importância do acompanhante
Para os novos usuários de aparelho auditivo é fundamental a presença de um acompanhante para lhe dar todo apoio nessa fase inicial de conhecimento dessa nova tecnologia. O acompanhante transmite segurança e ter um amigo ou familiar dando o suporte e motivando no uso dessa nova ferramenta facilita a adaptação do novo usuário.
A visita
Na sua visita você será atendido pelos nossos fonoaudiólogos treinados que estão aptos a responder qualquer pergunta ou dúvida que você tiver. O fonoaudiólogo fará uma avaliação auditiva completa.
A avaliação não dura muito tempo e é indolor. Dentro de uma hora você saberá o resultado da sua avaliação e saberá qual a melhor solução auditiva para o seu caso.